SITES EDUCACIONAIS

portal do professor

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Curso: Tecnologias na Educação
Cursistas: Aylana , Sandra, Irismar e Maria Nisse

Relato de projeto de trabalho

        O projeto de trabalho de “Criação de história em quadrinho” foi desenvolvido com uma turma de 4° ano. No primeiro momento foi realizada uma roda de sondagem com gibis e slides de histórias e balões, onde as crianças manifestaram o que sabiam sobre os personagens, os balões e sobre esse gênero textual. Nesse momento já foi possível observar que eles conheciam alguns personagens e que era um texto que despertava interesse deles. Algumas crianças não conheciam a função dos balões nos quadrinhos.
        No segundo momento as crianças exploraram o portal Turma da Mônica no laboratório de informática, com o objetivo de apenas ler e se deliciar desse gênero textual. As crianças manusearam muito bem os recursos do portal.

Figura 1: Leitura de histórias em quadrinho no portal Turma da Monica
        Para apresentar para a turma o programa HAGÁQUÊ foi utilizado o data-show. Através deste recurso as crianças acompanharam e entenderam com facilidade as possibilidades que o programa oferece para a criação de histórias em quadrinho. Mostramos passo a passo os ícones do HAGÁQUÊ. Logo após começamos a construção coletiva de um texto em quadrinhos envolvendo as descobertas deles sobre o sistema respiratório. A professora atuava como escriba enquanto as crianças sugeriam as ideias, cenários, personagens e balões.

Figura 2: Construção coletiva da história em quadrinho sobre sistema respiratório.
        O processo de construção coletiva da história em quadrinho possibilitou um trabalho interdisciplinar  (arte, língua portuguesa e ciências). As crianças se envolveram bastante na criação da história e demonstraram muito conhecimento sobre o sistema respiratório (conteúdo que tinham estudado em sala). O momento de criação foi muito prazeroso e contagiante e com isso tivemos que intervir na organização das falas para que todos participassem.
        Após a construção coletiva as crianças foram organizadas em duplas para manusearem o HAGÁQUÊ nos computadores do laboratório, criando suas próprias historinhas em quadrinho. Foi um sucesso! As crianças mostraram muito domínio técnico com o programa, souberam trabalhar em parceria com o colega e soltaram a imaginação e criatividade.

Figura 3,4 3 e 5: Crianças criando histórias em quadrinho.

Figura 6: produção de uma dupla de crianças.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário